top of page

Ações

 

O projeto Mães na Universidade - UFRJ caminha de encontro às premissas de construção da equidade de gênero dentro e fora da UFRJ, para isso trabalha ações que visam oportunizar o acesso de mães ao ensino superior, a  permanência destas sujeitas após o acesso — trabalhando pela diminuição das taxas de evasão de mães universitárias — e a progressão de suas carreiras.

Arranjo floral 2
Escuta Qualificada

 

A escuta qualificada é uma ação de acolhimento e suporte às pessoas que são atravessadas por questões que as várias formas de parentalidade implicam, e pelos recortes biopsicossociais e culturais que evidenciam as vulnerabilidades à saúde mental, aos projetos de vida e relações parentais. O enfoque ocorre inicialmente com as mães discentes estendendo o convite para maternidades trans e em contextos de adoção. Os encontros ocorrem no formato online, em grupos mensais ou quinzenais visando a promoção da saúde no coletivo e individualmente. Diante das necessidades apresentadas nos grupos, os integrantes podem ser direcionados à assistência individual, terapêutica ou orientados a buscar recursos e redes externas para atender demandas mais específicas.

 

A Escuta qualificada é uma prática baseada no acolhimento, empatia e orientação das pessoas diante de questões específicas. Com potencial terapêutico, contribui para a resolução de conflitos, autoconfiança, autoconhecimento e direcionamento diante das necessidades a serem atendidas.

Arranjo floral 1
OcupaMãe!

 

A ação desenvolve encontros mensais temáticos com o objetivo de estimular as trocas de vivências e experiências maternas, trabalhar a escuta, o autocuidado e abrir espaço de fala, promovendo o acolhimento de mães internas e externas à universidade, fomentando a criação de uma rede de apoio virtual materna em conjunto com o Coletivo Mães da UFRJ e integrada também a outras ações desenvolvidas pelo projeto Mães na Universidade. 

Sai
Curso Introdução aos Estudos Críticos da Maternidade

Idealizado e ministrado por Luana Fontel de Souza,  o curso integra as ações do projeto de extensão “Mães na universidade: acesso, permanência e progressão de mulheres-mães”, e tem como principal objetivo a introdução aos estudos críticos referentes ao conceito de maternidade através de uma epistemologia feminista engajada com as perspectivas interseccionais. 

A bibliografia que o embasa parte das reflexões que nasceram com a pesquisa de mestrado “Mães na Universidade” e se estende à reflexão sobre as demais institucionalidades onde as subjetividades e trajetórias maternas são, em recorrentes cenas cotidianas, alvo de violências. O público-alvo são todas as pessoas interessadas em refletir sobre a maternidade e suas variadas e complexas manifestações, tanto na escrita acadêmica quanto nas infinitas outras formas de produção de reflexividade crítica e conhecimento externas à academia

Uma jovem escrevendo
Curso Escrevendo sobre Maternidade: desafios teórico-metodológicos

Idealizado e ministrado por Luana Fontel de Souza,  o curso integra as ações do projeto de extensão “Mães na universidade: acesso, permanência e progressão de mulheres-mães” e é realizado em parceria com o Núcleo Virtual de Pesquisa em Gênero e Maternidade - Núcleo Materna 

O presente curso tem como principal objetivo auxiliar pessoas que desejem produzir
conhecimento sobre o conceito de maternidade/maternagem e suas implicações para a
ciência feminista contemporânea. Busca ainda, construir debates sobre estratégias de
permanência e progressão institucional de pessoas que exercem a maternagem, público
que vem sendo recorrentemente interpretado como falho quando uma performance de
estudante fundada pela modernidade-colonialidade é instituída como modelo pelas
instituições de ensino superior. Quando a pessoa que materna também é estudante e
encontra barreiras de seguir com os estudos e concluir etapas de formação, gênero, raça
e classe comparecem como eixos norteadores de interdição, construindo caminhos
tortuosos e sistemas de permanência inabitáveis.


Diante dessa problemática, o presente curso aposta em encontros onde possamos não
apenas identificar processos de opressão, mas construir estratégias de sobrevivência na
academia.

 

Pensando nisso, dividimos o curso em dois momentos. Nos 5 primeiros
encontros debateremos estratégias específicas de progressão universitária tais como
elaboração de projetos de pesquisa, esboço de trabalhos de conclusão de curso, pesquisa
bibliográfica, processos seletivos e conhecimento de direitos institucionais. Nos 5
encontros seguintes, debateremos os suportes teórico-metodológicos do conceito de
maternidade enquanto objeto de inquietação científica através de autoras e autores que
trabalham especificamente sobre a temática especialmente nas ciências sociais e
humanas.

bottom of page