Argentina passa a considerar o cuidado dos filhos como trabalho e ele passa a valer para a aposentadoria.
Muitas mulheres quando se tornam mãe acabam abrindo mão da carreira profissional para se dedicar ao cuidado dos filhos, seja por necessidade ou por opção. Apesar do esforço árduo que o cuidado dos filhos exige ele não é considerado trabalho e portanto muitas dessas mulheres não conseguem direito a aposentadoria por não terem o tempo necessário de contribuição.
Apesar de parecer utópico querer que o cuidado materno seja reconhecido como trabalho não pago, a Argentina deu um passo muito importante nessa direção. Recentemente a Argentina passou a reconhecer o cuidado materno como trabalho, o que incluiu mais de 155 mil mulheres no Programa de Reconhecimento de Tempo de Serviço por Tarefas Assistenciais. De acordo com o jornal Diálogos do Sul "Se enquadram no programa mulheres com 60 anos de idade ou mais que não completam os trinta anos de atuação no mercado necessário para se aposentar". Segundo dados divulgados pelo Oxfam Brasil "mulheres e meninas ao redor do mundo dedicam 12,5 BILHÕES DE HORAS, todos os dias, ao trabalho de cuidado não remunerado , uma contribuição de pelo menos US$ 10,8 TRILHÕES por ano à economia global", o que mostra o quanto essas mulheres contribuem para a economia de forma direta apesar de não terem seus cuidados reconhecidos e viverem numa sociedade patriarcal injusta e desigual.
Essa mudança na legislação é um passo pequeno, um país no meio de tantos mas certamente é um primeiro passo para uma luta que vem de muito tempo por uma sociedade mais justa e igualitária
A exemplo disso, uma matéria do programa jornalístico da Rede Globo, Fantástico, que foi ao ar no último domingo 15, trouxe essa questão para o Brasil, mostrando que um cidadão brasileiro apresentou ao Congresso uma ideia de lei para que o Brasil também reconheça o cuidado materno como trabalho contado para aposentadoria e que com isso foi aberta uma consulta pública que precisa de 20 mil assinaturas para seguir adiante no Congresso.
Por isso é extremamente importante que a população brasileira aborde, discuta e levante esse tema em todos os debates para que consigamos garantir esse direito também
Comments